14/07/2019

Mestrado em Direito: saiba o que te falta para passar na seleção

by Busílis in Futuro profissional 0 comments

Até pouco tempo atrás o ingresso nos cursos de mestrado em Direito ficava restrito, em sua maioria, a alunos que estudaram em universidades públicas ou que atuaram na graduação como monitores ou bolsistas de iniciação científica.

Muita gente levantava suspeitas sobre a seriedade destes concursos, acreditando que os professores privilegiavam quem já era conhecido ou havia cursado a graduação na mesma instituição. Na realidade, porém, muitos candidatos eram reprovados simplesmente por não saberem questões essenciais que bolsistas de iniciação científica acabam aprendendo na prática.

Para sanar esta lacuna a Profa. Cynthia Semíramis, que é doutora em Direito pela UFMG, criou o curso preparatório on-line Mestrado sem Segredo. O curso ensina passo-a-passo tudo o que o candidato precisa saber não só para elaborar um projeto de pesquisa competitivo, mas também a maneira correta de apresentar seu trabalho perante o seu futuro orientador e a banca do processo seletivo. O curso é totalmente on-line, permitindo custos menores e flexibilidade de horários a qualquer pessoa que tenha acesso à internet e queira fazer o mestrado em Direito.

Transformar boas ideias em bons projetos de pesquisa

A ideia da criação do curso surgiu da experiência da professora Cynthia lecionando metodologia em cursos presenciais de especialização em Direito. Ela notou que mesmo excelentes alunos de faculdades conceituadas têm grandes dificuldades em elaborar um projeto de pesquisa em Direito.

“Muitos alunos têm ótimas ideias para pesquisar, mas simplesmente não foram ensinados em seus cursos de graduação a transformar estas boas ideias em bons projetos de pesquisa, seja em uma iniciação científica ou até mesmo no TCC”, explica a Profa. Cynthia. “Os professores da banca examinadora não vão aprovar alguém só porque apresentou uma boa ideia. Estas ideias precisam ser expostas por meio de projeto de pesquisa com rigor metodológico e, infelizmente, a maioria dos cursos de graduação não prepara os alunos em metodologia jurídica, pois está focada em prepará-los para o mercado profissional”.

Superar medos para desenvolver novas habilidades

O curso aborda ainda as habilidades sociais necessárias para escolher um orientador adequado e defender de forma consistente seu projeto de pesquisa perante a banca examinadora. Essas situações são um grande obstáculo para quem não fez monitoria ou iniciação científica, e por isso são explicadas detalhadamente no curso.

A professora explica que muitos alunos têm medo de procurar o futuro orientador para falar sobre pesquisa ou receber uma opinião sobre seu pré-projeto. Esta timidez acaba sendo bastante prejudicial aos candidatos. “Os professores que orientam alunos no mestrado estão acostumados a receber pessoas para tratar de projetos de pesquisa. Não há nada de errado em buscar este contato, desde que esta abordagem seja feita de forma profissional e pouco invasiva.”, explica a professora. “Mas… cuidado! Não caia na tentação de ficar bajulando o professor. Orientadores sérios não querem aduladores, e sim pessoas interessadas em pesquisar”, adverte a professora.

Seguindo rigorosamente todas as informações e dicas passadas no curso a professora afirma que os candidatos chegarão extremamente competitivos em qualquer processo seletivo de Mestrado em Direito do país.

Muito além da relação candidato x vaga

O número de candidatos por vaga pode parecer desafiador, mas a professora tranquiliza os candidatos: “Muita gente se inscreve no processo seletivo somente para ver como é a prova. Outros acham que estão estudando para concursos públicos e isso será suficiente para aprovação, mas o conhecimento que se exige no mestrado é muito diferente. O número de candidatos que realmente se prepara não é tão grande quanto pode parecer em um primeiro momento”.

As matrículas para o curso Mestrado sem Segredo estão abertas, com descontos especiais para o 2º lote de inscrições. O curso é totalmente on-line. Se você ficou interessado e quer conhecer a ementa do curso e maiores detalhes clique neste link: Mestrado sem Segredo


Leave a comment